Aula 2 (22/01/2013)
As
Diferenças Existentes
O
que é o quê?
Cargo: É a
forma de organizar as funções semelhantes com os maiores detalhes, tarefas a
serem executadas. Isto é o setor ou departamento existente dentro da empresa.
Ex.: Setor
Administrativo, Financeiro, Operacional, etc.
Função: É o
conjunto de tarefas, responsabilidades, deveres, direitos que cada colaborador
deve realizar dentro da organização.
Ex.: Assistente
Administrativo, Vendedor, Operador de Caixa, etc.
Tarefa: São
todos os esforços exigidos aos humanos (colaborador) para que sejam sempre
realizadas todas as tarefas que tenham seus objetivos concretos. Ou seja, é
tudo que o colaborador realiza dentro de sua função.
Ex.: A
patroa de Caroline pediu-a que comprasse dois novos uniformes para as
funcionárias recém-chegadas.
Análise
de Cargos
É forma de
organizar todas as informações, cargo, função e tarefas exigidas para cada
colaborador pela empresa dando, assim suas características para realização da
descrição de cargo. Saber os requisitos que o colaborador possui para ocupar o
cargo.
Descrição
de Cargo
É o
detalhamento do que a pessoa faz, sob quais condições faz e por que ela faz. É
dizer como e o que vai realizar aquele determinado cargo.
Concorrente
Pode ser
dois tipos, concorrente direto e concorrente indireto.
Concorrente Direto: são empresas com mesma intenção de vendas que a sua Mc’
Donald e Habib’s.
Concorrente Indireto: são empresas que
vendem produtos ou serviços diferentes, mas que de alguma forma se substituem
pelo fato do cliente estar com pouco dinheiro ou por um serviço estar ruim no
momento, como por exemplo, um cinema aonde muito gente vai à intenção de ver um
determinado filme, mas quando chega lá à sessão está esgotada então acaba
desistindo do cinema e vai para a praça de alimentação do shopping Center,
assim acaba consumindo em um concorrente indireto.
Meta: É um objetivo proposto pelo chefe da empresa com um
prazo pra se cumprir, e dependendo da meta, algumas podem gerar uma bonificação
para quem cumpri-las.
Avaliação 360º: É um método de avaliação onde todos
na empresa avaliam e são avaliados ao mesmo tempo, que é determinado dentro da
gestão empresarial.
Remuneração Estratégica
Esta ligada a satisfação e motivação do individuo
em relação ao serviço que o mesmo prestará. Sobre o ponto de vista do
empresário está, ligado aos custos de produção.
O sistema de remuneração tem influência no sistema de gestão e com
isso torna-se decisivo no grau de comprometimento dos empregados com os
objetivos da empresa.
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